Português BR Deutsch English Espanhol
Outros

Anais do Congresso Estadual de Prevenção dos Efeitos da Estiagem no Norte e Noroeste Fluminense.

"Promovido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, o Congresso realizado nos dias 19 e 20 de setembro de 2018, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), em Campos dos Goytacazes/RJ, o evento reuniu especialistas nas áreas sociais, agrotécnicas, ambientais e de proteção civil para uma discussão multidisciplinar, com visões técnico-científicas sobre o problema que assola as regiões norte e noroeste do Estado do Rio de Janeiro, em respeito ao desastre da estiagem. Além disso, foi suscitado debate sobre as causas que levaram ou agravaram o problema do desastre da estiagem, que aumentaram o empobrecimento de comunidades, prejuízos e danos na cultura do agronegócio e das grandes perdas de diversas nascentes, eventos até então pouco estudados.

Esperamos que o acesso aos relatos aqui apresentados produza novas possibilidades de interlocução entre os atores e junto aos sujeitos que atuam nessa área".

Vídeos

03-01-2020 - Reportagem da TV Record Interior com a participação do Diretor Presidente do Comitê BPSI, João Siqueira, sobre a proximidade das chuvas de verão e a possibilidade de enchentes nas áreas de risco.

06-11-2019 - Trecho da entrevista para a Rádio Folha FM 98,3. O presidente do Comitê BPSI, João Siqueira, comenta sobre questões hidrográficas e analisa as mudanças da foz do rio Paraíba do Sul e da geografia da região de Atafona.

10-07-2019 - Trecho da entrevista com o diretor presidente do Comitê BPSI, João Siqueira, para a Rádio Folha FM 98,3 sobre questões climáticas, hídricas e agrícolas na região e no país.