Português BR Deutsch English Espanhol
Monitoramento

Sala de Monitoramento do CBH BPSI

Foi criado no Comitê, desde 2011, um Grupo Técnico para definir o manejo das águas da baixada campista. Ao longo do tempo viu-se que havia a necessidade de informações estruturadas sobre a Região Hidrográfica Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, mas não só da baixada. Assim desenvolveu-se o anseio do Comitê, a realizar o projeto Sala de Monitoramento, que, a princípio, seria um espaço virtual para divulgação das informações coletadas pelo Comitê para toda a sociedade

A Sala de Monitoramento vem sendo estruturada pelo Comitê desde 2016, com os recursos da cobrança pelo uso da água. No entanto, sua implementação se dá no ano de 2017, onde a sala começa atuar na propagação de dados sobre a bacia hidrográfica, permitindo uma visão geral da situação atual e futura do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.

A Sala de Monitoramento recebeu equipamentos que são utilizados no levantamento de dados, impressão de informações, mapas, registros e definição de pontos de coleta e estudos. É prevista a ampliação do projeto, inclusive com ações de gestão, considerando a importância e a grande repercussão deste trabalho para subsidiar as decisões do Comitê. Além desta estrutura, a Sala de Monitoramento vem construindo um banco de dados históricos hidrológicos, além dos coletados e atualizados diariamente, através do apoio de uma rede de pessoas e profissionais que coletam os dados manualmente e os informam a central para a disponibilização online e arquivamento no Comitê.

Portanto, é correto afirmar que a Sala de Monitoramento ou Situação é um espaço de informação referentes aos eventos hídricos da região do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana. São atividades de acompanhamento, análise, avaliação, planejamento e alerta para diminuir os impactos causados por esses eventos, disponibilizando aos três segmentos da Região Hidrográfica IX (Poder Público, Usuários e Sociedade Civil) os dados e informações relevantes locais e regionais de nossa bacia. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana criou essa importante ferramenta de monitoramento e análise de dados gerados na bacia para fins de subsidiar ações de gestão dos seus recursos hídricos.

Acesso aos dados da Sala de Monitoramento pelo link: https://salademonitoramento.cbhbaixoparaiba.org.br/

O monitoramento hidrometeorológico é um dos principais recursos de gerenciamento de dados, composto por ações de coleta, tratamento, armazenamento, recuperação e disponibilização de informações históricas acerca das condições atmosféricas e vazão de rios. O monitoramento hidrometeorológico é realizado por uma rede de estações hidrométricas, divididas em estações pluviométricas e estações fluviométricas, além de estações meteorológicas.

Esse sistema constitui uma das etapas fundamentais para a elaboração de planos de recursos hídricos, enquadramento dos corpos d’água, outorga dos direitos de uso da água, cobrança pelos usos, dentre outros instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos.

Monitoramento Hidrometeorológico no Estado

Atualmente, o responsável pelo monitoramento é o Instituto Estadual do Ambiente – INEA que é dividido em dois tipos.

monitoramento quantitativo das bacias hidrográficas consiste em uma rede de estações pluviométricas, fluviométricas e meteorológicas que registram a quantidade de chuva, os níveis de águas dos rios, radiação solar, temperatura, umidade, ventos, entre outros parâmetros. Este monitoramento deve ser contínuo, de preferência sem falhas de observação e é de extrema importância para os órgãos gestores de recursos hídricos, tanto na prevenção e controle de inundações quanto na avaliação da disponibilidade de água na região.

Mais informações estão disponíveis em: http://www.inea.rj.gov.br/ar-agua-e-solo/monitoramento-hidrometeorologico/

monitoramento de qualidade das águas também é um importante instrumento da gestão ambiental. Consiste em analisar a qualidade da água, o sedimento e a biota distribuídos em rios, baías, lagoas e reservatórios do Estado. É capaz de fornecer informações necessárias para o manejo adequado desses ecossistemas aquáticos, possibilitando melhor compreensão do ambiente e eficaz alocação de investimentos e ações. Este levantamento é destinado à comunidade científica, ao público em geral e, principalmente, às diversas instâncias decisórias.

Mais informações estão disponíveis em: http://www.inea.rj.gov.br/ar-agua-e-solo/como-e-feito-o-monitoramento-das-aguas-interiores/ e http://www.inea.rj.gov.br/ar-agua-e-solo/qualidade-das-aguas-por-regiao-hidrografica-rhs/

Existe ainda o sistema de Alerta de Cheias, que foi criado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para informar as autoridades e população sobre a possibilidade de chuvas intensas e inundações graduais (cheias) que possam causar perdas humanas e materiais. Acesso pelo link: http://alertadecheias.inea.rj.gov.br/mapa.php

Além do INEA, a Agência Nacional de Águas – ANA disponibiliza através do Portal HidroWeb uma série de informações de todo o país, podendo ser consultado através de: http://www.snirh.gov.br/gestorpcd.


Estações Hidrometeorológicas – Região Hidrográfica IX

Estações da Rede de Alerta de Cheias

2022 2021 2020 2019 2018 2017 2016 2015 2014 2013 2011

Estações da Rede Básica

2022 2021 2020 2019