Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Cerca de R$ 292 mil são investidos em projeto de esgotamento sanitário para o município de Laje do Muriaé


Foto:


O município de Laje do Muriaé foi contemplado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH-BPSI) pare receber projeto de Sistema de Esgotamento Sanitário (SES). Ele faz parte da área de abrangência do Comitê. Esta é uma importante etapa para solucionar os problemas relacionados ao déficit de coleta e tratamento do esgotamento sanitário no município. O todo, o Comitê irá investir com esta iniciativa R$ 292.498,63.

Na última quinta-feira, dia 27, a secretaria-executiva e entidade delegatária do Comitê BPSI, AGEVAP, realizou uma reunião entre os representantes do município, o diretor vice-presidente do CBH-BPSI, José Armando Barreto e representantes da empresa contratada para executar as atividades. Esta iniciativa do Comitê integra a "Agenda 3", intitulada "Saneamento Urbano e Rural", do Plano de Bacia da Região Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, um dos principais instrumentos de Gestão que define ações estratégicas em recursos hídricos na região. O Plano de Bacia começou a ser executado ano passado e tem vigência de 15 anos.

Os municípios contemplados para receberem o projeto de SES manifestaram interesse seguindo as regras publicadas no site da AGEVAP ou foram hierarquizados conforme prioridades definidas no Plano de Bacia. Foi então assinado o Acordo de Cooperação Técnica e contratada a empresa que será responsável pelo serviço. Os trabalhos foram contratados com recursos da cobrança pelo uso da água. Envolvem a elaboração de estudo de concepção, projetos básico e executivo e estudo ambiental de sistema de esgotamento sanitário. A previsão de conclusão dos trabalhos é agosto de 2024. É importante lembrar que, com o estudo em mãos, o município torna-se apto a candidatar-se a editais que têm como objeto o aporte de recursos para execução de fato das obras de esgotamento sanitário.

Outras Notícias

Mais Notícias »