Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Expedição começa com visita à Foz do Rio Paraíba do Sul e à Sala de Monitoramento do Comitê BPSI


Foto:


11/03/2022.

Os dias 7 e 8 de março foram marcados como o início da "Expedição Nascentes do Paraíba: da Foz à Nascente do Rio Paraíba do Sul". A iniciativa consiste numa mobilização dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), em parceria com o Movimento Nascentes do Paraíba, através da realização de uma expedição partindo da foz do Rio Paraíba do Sul, em São João da Barra, até sua nascente originária, em Areias. Nesta fase inicial da Expedição, foi montada uma programação para acontecer ao longo do mês de março. As próximas etapas acontecerão no decorrer do ano, finalizando em setembro.

Nesta primeira etapa acontecem os diálogos com os Comitês das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul, em que são apresentados por cada comitê temas comuns. Dentre eles estão: Produção de Água pró Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável pelo CBHs; Projetos criados ou aprovados nos próprios comitês; Programa Mananciais/PRISMA -CEIVAP/AGEVAP; e Participação do Zé do Paraíba - Apresentação da proposta Nascentes do Paraíba. 

No dia 7 a expedição teve início no município de São João da Barra, região da Foz do Paraíba do Sul, onde os participantes do evento foram recebidos pela prefeita Carla Machado no Cine Teatro São João. A solenidade de abertura contou com falas do personagem Zé do Paraíba, do diretor presidente do CBH-BPSI, Zenilson Coutinho, do diretor secretário do CBH-BPSI e secretário do CEIVAP, João Siqueira, da prefeita do município de São Francisco do Itabapoana Francimara Azeredo, do diretor de segurança hídrica e qualidade ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Hélio Vanderlei, e de outros representantes de órgãos estaduais e municipais. Após a abertura, o grupo embarcou para uma visita à foz do Rio Paraíba do Sul, junto ao CBH Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana e do personagem Zé do Paraíba, com o intuito de conhecer e aprofundar os conhecimentos e demandas desta importante parte do rio. Foi realizado um passeio pela Foz do rio Paraíba do Sul na área do município sanjoanense. Após a visita técnica, os convidados participaram de um almoço festivo oferecido pelo CBH-BPSI no Restaurante do Ricardinho, em Atafona, distrito de São João da Barra, que proporciona uma das vistas mais bonitas do rio Paraíba do Sul da região.

No dia 8 a Expedição teve continuidade na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), sede do CBH-BPSI, onde representantes do CBH-BPSI, junto ao personagem Zé do Paraíba, receberam os convidados no evento que contou com uma apresentação do Heverson Vieira Marangon, representando o Comitê Compé, e do Dr. Guilherme Souza, do projeto Piabanha.

Com participações de representantes de outros Comitês de Bacias e falas dos diretores do CBH-BPSI presentes, o segundo dia da Expedição foi encerrado com a apresentação do CBH-BPSI e da equipe da Sala de Monitoramento através do Especialista em Recursos Hídricos, Antônio Ednaldo, e dos estagiários, Aline de Andrade e Ronaldo Rodrigues.

Outras Notícias

Mais Notícias »