
No dia 27 de agosto, a região norte e noroeste do Estado do Rio de Janeiro viveu um marco histórico com a realização do VI Simpósio de Recursos Hídricos. O encontro foi promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH-BPSI), em parceria com o CEIVAP – Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – e reuniu instituições, autoridades e especialistas no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), em Campos dos Goytacazes-RJ.
Durante o evento, foi oficializado o investimento de R$ 75 milhões na revitalização do sistema de comportas da Baixada Campista. O anúncio contou com a presença de Alexandre Saia, Coordenador-Geral de Planejamento e Políticas de Recursos Hídricos (CGPRH) do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Planejamento em Segurança Hídrica (DRHB), que representou o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; do secretário de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural de Campos, Almy Júnior, representante da Prefeitura Municipal; da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), representada pelo Coordenador de Apoio à Implementação de Planos, Márcio de Araújo Silva e de outras instituições ligadas ao setor de recursos hídricos.
O recurso será financiado pela Eletrobrás, a partir de proposta apresentada pelo próprio Ministério. A iniciativa tem origem em um estudo elaborado em 2021, quando o CEIVAP destinou cerca de R$ 1 milhão, provenientes da cobrança pelo uso da água em âmbito federal, para a contratação de uma empresa responsável pela elaboração do Estudo de Alternativas e do Projeto Básico voltado à adução de água para os canais da Baixada Campista.
Além disso, durante o simpósio, foi inaugurada a nova Sala de Monitoramento do CBH-BPSI. O espaço, agora reformado, foi equipado com tecnologias modernas, como a inclusão de um Vídeo Wall para aprimorar o acompanhamento e o monitoramento hídrico da região.