Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Inscrições abertas para oficina que discutirá Projeto das Comportas na Baixada Campista


Foto:


12/11/2021

O Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, em parceria com a empresa de consultoria Água e Solo, convida as instituições locais, através de seus representantes, para participar da Oficina de Planejamento, uma das etapas do projeto de modernização das comportas na Baixada Campista. O evento será no próximo dia 22, das 13h30 às 22h no Auditório do P5 - Universidade Estadual do Norte Fluminense. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para o Comitê (para cbhbaixops@agevap.org.br ) com o título "Inscrição Oficina" e no corpo do e-mail informar o nome completo do participante e a instituição representante.

Com o tema "Quanto vai custar a água na Baixada Campista?", a Oficina de Planejamento - Definição dos Critérios do Projeto das Comportas de Baixada Campista é uma das etapas do estudo que irá definir as obras necessárias para essa modernização das comportas, apresentando diferentes alternativas. Cada alternativa terá um custo de implantação e um custo de operação, sendo que esses custos definirão o valor da água na Baixada Campista. 

É indiscutível a importância das comportas instaladas junto ao rio Paraíba do Sul no desenvolvimento e no cotidiano da Baixada Campista. A água que é controlada pelas comportas atende aos agricultores, ao abastecimento público, aos pescadores e à população em geral pelo transporte de esgoto de vários bairros de Campos dos Goytacazes.

No entanto, estas comportas estão sem manutenção há anos, são difíceis de operar, estão danificadas ou sofreram vandalismo. Por isso, o CEIVAP - Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, atendendo à solicitação do Comitê do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, contratou a empresa Água e Solo para a realização de um projeto de engenharia que irá mudar a operação das comportas

A oficina será um espaço para o Comitê ouvir a sociedade de Campos dos Goytacazes e região, para a construção dos critérios que devem ser observados na modernização das comportas. Entre esses critérios estão: Quem deve ser atendido? Quanto de água é necessário? Em que momento as comportas devem ser abertas? Quem deve participar da gestão das comportas? Quem deve pagar pela água dos canais? 

Os resultados da Oficina de Planejamento serão apresentados na reunião plenária do Comitê do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana no dia 24 de novembro.
 
Roteiro da Oficina de Planejamento
• 13:30 – Apresentação
• 14:00 – Descrição da metodologia
• 14:15 – Quais são os problemas da operação das comportas e como isso afeta a comunidade e as atividades produtivas
• 16:00 – Intervalo
• 16:15 – Definindo a ordem dos problemas
• 17:00 – Construindo uma proposta de solução
• 19:00 – Intervalo
• 19:30 – Definindo ações, responsabilidades e custos
• 21:30 – Apresentação dos resultados e encerramento

Outras Notícias

Mais Notícias »