Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana estará presente no ENCOB


Foto:


O Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH-BPSI) participará do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), o mais importante evento sobre recursos hídricos do país, que acontecerá entre os dias 21 e 25 de outubro de 2019, em Foz do Iguaçu PR. O Comitê enviará como representante o diretor vice-presidente, Evaldo Gonçalves Júnior. Promovido pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, o ENCOB tem apoio institucional do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Durante o evento, ficarão em exposição informações sobre a Sala de Monitoramento, que é atualmente o principal projeto do CBH-BPSI e que concentra as principais ações e recursos a serem executados nos próximos anos. A população pode ter acesso aos dados gerados pela Sala de Monitoramento, bem como um relatório hídrico diário, estudos e projetos relacionados à Região Hidrográfica IX, no site salademonitoramento.cbhbaixoparaiba.org.br.

A programação do ENCOB incluirá palestras, mesas redondas, debates, oficinas, apresentações de cases e visitas técnicas. Com o tema central "Gestão das Águas - #FALACOMITÊ", o encontro será executado ainda com base três eixos temáticos de importância estratégica para a gestão dos recursos hídricos: Instrumentos de Gestão, Segurança Hídrica e Planejamento Político Institucional nos Comitês de Bacia. Após contextualização dos temas, serão apresentados e debatidos, dois cases por Região do país, Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

São esperadas aproximadamente 1500 pessoas. A realização do ENCOB tem apontado para a participação de representantes de todos os entes do Sistema Integrado de Recursos Hídricos do Brasil. Portanto, de forma compartilhada, Poder Público, Usuários, Sociedade Civil e público em geral tem a oportunidade de trocar ideias, apresentar experiências exitosas e conhecer os modelos atualmente aplicados nos Estados brasileiros no que se refere ao gerenciamento das águas.

Saiba mais sobre o ENCOB
Em 1998, durante reunião realizada na cidade de Porto Alegre/RS, representantes de cinco Estados brasileiros definiram a necessidade de trocar experiências entre os vários Comitês de Bacias que vinham sendo implantados no país. Desde 1999, portanto, o Encontro é organizado anualmente pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, com o apoio institucional do Estado sede. O público-alvo é formado por representantes do poder público municipal, estadual e federal, Usuários, ONGs, Universidades, e interessados no tema.

O ENCOB, além de ser o evento de águas com o maior número de participantes do país, possui também grande abrangência, tendo em vista o envolvimento dos mais diversos segmentos da sociedade, aqueles representados na composição dos Comitês de Bacias. Assim, o evento possibilita que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a apontar para a toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos.

Outras Notícias

Mais Notícias »