
O Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH-BPSI) realizou, no dia 1º de outubro, uma cerimônia simbólica no Núcleo de Ecoturismo Mônica Nascimento da Rocha, na Cachoeira da Amorosa, para inaugurar a placa que oficializa esse importante ponto turístico em Conceição de Macabu.
A iniciativa, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal, reforça a relevância de demarcar esse espaço da região, não apenas sob a ótica histórica e cultural, mas também ambiental. Além disso, aproxima a população da realidade dos recursos hídricos presentes em seu cotidiano.
Localizada na divisa entre os municípios de Conceição de Macabu, Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena, a Cachoeira da Amorosa é reconhecida tanto por sua beleza natural quanto por sua importância ecológica. O ponto marca um encontro histórico e geográfico que une os três municípios da região serrana e do norte fluminense, sendo delimitado pelos rios Macabu e Carukango. Esses rios desempenham papel vital para o abastecimento, a agricultura e a biodiversidade da região.
Ações como essa têm como propósito valorizar a identidade regional, estimular a educação ambiental e fortalecer a preservação dos recursos hídricos.