Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Comitê do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana elege novos membros e nova diretoria


Foto:


O Comitê do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana realizou, nesta última quinta-feira (22), a reunião plenária que definiu os novos membros e nova Diretoria para o triênio 2021-2024. O representante da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (ASFLUCAN), Zenilson do Amaral Coutinho, foi eleito Diretor Presidente. O ex-Diretor Administrativo foi escolhido por unanimidade e estará no cargo principal do CBH-BPSI pelos próximos 3 anos. Também foram escolhidos novos Diretores Administrativos, Diretor Vice-Presidente e Diretor Secretário. O processo eleitoral aconteceu de forma remota, em respeito às medidas de distanciamento social em virtude da pandemia da Covid-19.

O direito ao voto é garantido às instituições que fazem parte dos segmentos que compõem o Comitê de Bacia: Poder Público, Usuários de Água e Sociedade Civil, habilitadas através de Edital publicado. Antes da eleição da nova diretoria, no entanto, as instituições se reuniram para definição de preenchimento das vagas de titular e suplente dos segmentos.

Com esse objetivo, foram organizados reuniões online, divididas por cada segmento: na manhã, às 9h, a primeira reunião foi com o Poder Público, tendo o representante da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, Alberto Messias Mofati, na coordenação; em seguida, às 11h, a coordenação do debate entre os Usuários de Água foi realizada pelo representante da ASFLUCAN, Zenilson do Amaral Coutinho; na parte da tarde, às 14h, o representante da UENF, João Gomes de Siqueira, coordenou a reunião com as instituições da Sociedade Civil.

Definidos os membros, a reunião plenária teve início às 16h e homologou a definição dos novos titulares e suplentes do plenário do CBH BPSI. Em seguida, foi iniciada a definição do novo Diretório do Comitê. A fim de garantir representatividade igualitária, as vagas são ocupadas por 2 integrantes de cada segmento, assim formando uma diretoria composta por 6 membros. Abaixo, o resultado da nova diretoria, triênio 2021/2024:

Diretor Presidente: Zenilson Coutinho do Amaral Coutinho (Usuários de Água);
Diretor Vice-Presidente: Juarez Noé (Poder Público);
Diretor Secretário: João Gomes de Siqueira (Sociedade Civil);
Diretor Administrativo: Luiza Salles (Sociedade Civil);
Diretor Administrativo: Fernando Costa (Usuários de Água);
Diretor Administrativo: Maurício Zanon (Poder Público).

Entrevistado pela equipe de comunicação do CBH, o novo Diretor Presidente revelou estar grato pela credibilidade que depositaram na candidatura, a qual ele justifica pela experiência adquirida em diferentes instâncias da gestão hídrica.

"A sensação é de gratidão. Sou um dos fundadores do CBH-BPSI. Já fui Diretor Administrativo por dois períodos e, também, Coordenador da Câmara Técnica Legal. Também sou membro titular do CEIVAP desde o ano 2000", destacou Zenilson.

Perguntado sobre os objetivos e desafios a serem enfrentados nos próximos 3 anos, disse que a continuidade e o trabalho em equipe serão pontos-chave.

"Como Presidente, vou dar continuidade ao bom trabalho realizado pelo companheiro João Siqueira. Conseguimos eleger uma Diretora Administrativa (Luiza Salles) muito competente e temos tudo para realizar uma grande gestão, juntamente com o Corpo Técnico do CBH BPSI. Conto com todos.", finalizou.

Outras Notícias

Mais Notícias »