Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Inea lança Portal GeoInea Municípios


Foto:


18-09-2020

Nesta quinta-feira, 17, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), através da Universidade do Ambiente, realizou o Webinar de lançamento e minicapacitação para o uso do Portal GeoInea Municípios. O evento está disponível no canal do Instituto Estadual do Ambiente no Youtube ( https://www.youtube.com/watch?v=Qw7SihK1woE ).

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana parabeniza todos os envolvidos pela realização do evento e reconhece a importância do desenvolvimento deste novo canal de informação, com uma rica fonte de dados para o trabalho da gestão dos recursos hídricos.

A consulta ao Portal GeoInea já faz parte da rotina da equipe técnica do Comitê, principalmente por conta dos trabalhos feitos na Sala de Monitoramento. Além disso, o Portal GeoInea foi essencial como fonte de informações cartográficas na elaboração do mais recém lançado Atlas da Região Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana. Desta forma, o Comitê tem absoluta certeza que o novo Portal GeoInea Municípios irá colaborar ainda mais para a transparência e compartilhamento de informação, reforçando assim o princípio da gestão participativa.

Com a mediação da Gerente de Gestão do Território e Informações Geoespaciais, Marie Ikemoto, o Webinar de Capacitação para o Portal GeoInea Municípios foi aberto pelo secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), Altineu Côrtes, e pela presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Diane Rangel.

O evento apresentou em sua abertura com o Subsecretário de Conservação da Biodiversidade e Mudanças do Clima no Governo do Estado do Rio de Janeiro, Antônio Marcos Barreto, e o Diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas, João Eustáquio.

A capacitação contou as palestras do gerente do Diretório do Banco de Dados Geográfico da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais, Rogério Luis Ribeiro Borba, e do Analista do Inea e responsável técnico pela elaboração do Portal GeoInea Municípios, Gabriel Lardosa.

O Portal GeoInea foi lançado em 2018 e tem como objetivo promover e facilitar o compartilhamento dos dados geoespaciais produzidos pelo órgão ambiental estadual, atendendo um público que abrange a sociedade, o poder público, as instituições de pesquisa e a iniciativa privada, dentre outros usuários que utilizem dados georreferenciados.

O Portal GeoInea Municípios, lançado neste Webinar, visa enriquecer e facilitar essa busca com total transparência das informações, mais voltadas para o setor municipal. Os detalhes estão no site https://bit.ly/3iKcn0a.

Outras Notícias

Mais Notícias »