Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Comitê garante continuidade às ações durante os 60 dias de quarentena


Foto:


20-05-2020

O período de quarentena no Estado do Rio de Janeiro completou recentemente 60 dias. A medida preconiza o isolamento social visando conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID-19). Logo no início da quarentena, foram criadas regras para uma nova rotina de trabalho do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH-BPSI). Isso porque o atendimento ao público na sede e as reuniões presenciais estão temporariamente suspensas.

A principal preocupação do Comitê é não prejudicar o andamento das atividades que incluem gestão de projetos, acompanhamento de inscrições em edital e encaminhamento das reuniões. Desde março, foram realizados oito encontros virtuais, tanto para discutir assuntos administrativos, como para dar continuidade às ações desempenhadas pelo Grupo de Trabalho Para Manejo de Comportas (GTMC), Câmara Técnica Consultiva e Diretoria do Comitê.

Além disso, os trabalhos da Sala de Monitoramento têm ocorrido sem qualquer prejuízo, remotamente, com o empenho dos estagiários Antônio Ivo e Leandro Freitas, supervisionados pelo especialista em recursos Hídricos Ednaldo Oliveira. Antônio Ivo tem trabalhado principalmente na projeção dos mapas e no atendimento às demandas pontuais dos membros dos Comitês. Já Leandro explicou que os relatórios que tem providenciado, assim como as análises técnicas, vêm sendo feitos dentro das possibilidades e com a frequência de costume.

“Os relatórios hídricos, sejam eles os diários, semanais ou específicos, são constituídos em sua maior parte por dados obtidos de fontes como Agência Nacional de Águas e Instituto Estadual do Ambiente, onde se é possível obter os valores por meio de sites, o que não prejudica de total forma a execução dos trabalhos”, detalhou Leandro.

Outra atividade em andamento é a elaboração do Atlas do Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana. Os trabalhos estão na etapa final com previsão para lançamento nos próximos dias. A equipe também tem atuado diante da realidade da prorrogação do prazo de inscrição do seu último Edital lançado. Até o dia 20 de junho, os municípios da área de atuação do Comitê poderão manifestar interesse em receber estudo de concepção, projetos básico e executivo e estudo ambiental de sistema de esgotamento sanitário. Todas as regras e os documentos necessários para participação, podem ser acessados no site http://www.agevap.org.br/edital-007-2020.php .

Outras Notícias

Mais Notícias »