Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Comitê BPSI abre inscrições para desenvolvimento de aplicativos de celular ou computador para monitoramento dos rios


Foto:


Incentivar o desenvolvimento profissional e acadêmico do estudante e colaborar com o aprimoramento das ferramentas de gestão de recursos hídricos. Este é o objetivo do Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana que acaba de abrir inscrições para o PROPESQUISA RH-IX. A iniciativa consiste no desenvolvimento de aplicativo para smartphone e computador voltados para automação do monitoramento de réguas linimétricas e estações fluviométricas já instaladas na região hidrográfica Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (RH-IX). O valor final estimado para o desenvolvimento do projeto é de aproximadamente R$ 28 mil, que constam no Plano de Aplicação Plurianual (PAP) vigente do Comitê.

Podem participar, Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas sem fins lucrativos, representadas ou não por instituição de amparo à pesquisa, desde que possuam curso de graduação e/ou pós-graduação nas áreas de engenharia ambiental, geografia, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, sistemas de informação, informática, ou afins, devidamente aprovado pelo Ministério da Educação (MEC). A IES deverá possuir equipamento específico próprio e recursos humanos de apoio para a realização das atividades constantes do Plano de Trabalho.

A instituição deverá designar um professor de seu quadro permanente que será responsável pela coordenação das atividades definidas no Plano de Trabalho e um professor que atenda ao mesmo requisito para ser seu substituto quando necessário. Além do professor coordenador, a IES deverá indicar um ou mais professores do quadro permanente para exercer a função de orientador acadêmico dos estudantes bolsistas na execução das atividades. O professor coordenador poderá acumular a função de orientador.

Para se inscrever, basta acessar o site http://www.agevap.org.br/edital-011-2019.php e seguir as orientações do Edital Nº 011/2019. O prazo termina dia 10 de outubro.

O procedimento de seleção será composto pelas etapas de habilitação e hierarquização. A etapa de habilitação consiste na verificação da entrega dos documentos obrigatórios exigidos no Edital. Na etapa de hierarquização, será realizada a avaliação da qualificação técnica das instituições proponentes habilitadas. A etapa de habilitação será eliminatória e a de hierarquização será classificatória. A listagem das instituições inscritas e os resultados das etapas de habilitação e de hierarquização serão divulgados nos sites agevap.org.br e cbhbaixoparaiba.org.br. O proposta contemplada com a bolsa deverá ser executada em até um ano.

Outras Notícias

Mais Notícias »