Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Lançado site da Sala de Monitoramento do Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana


Foto:


Está no ar o site da Sala de Monitoramento do Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana. O lançamento oficial ocorreu durante reunião plenária do Comitê na última segunda-feira, dia 3. A página salademonitoramento.cbhbaixoparaiba.org.br é uma ferramenta importante para a gestão de recursos hídricos. Além do relatório hídrico diário, no endereço será disponibilizado um banco de dados com documentos, estudos e projetos relacionados à Região Hidrográfica IX, dentre outras seções.

A Sala de Monitoramento é atualmente o principal projeto do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana e concentra as principais ações e recursos a serem executados nos próximos anos. Para o diretor-presidente do Comitê, João Gomes de Siqueira, "trata-se de um Centro de Monitoramento e Gestão, ou seja, um centro de decisões do Comitê. A partir do monitoramento dos dados do Paraíba do Sul e seus afluentes e também dados de chuva de nossa região, que é uma das que menos chove no estado do Rio, nós vamos poder fazer uma grande gestão das sub-bacias com priorizações importantes das ações que nós devemos tomar ao longo dos anos".

Esse projeto envolve várias ações de trabalho, com o monitoramento da qualidade e quantidade de água em vários corpos hídricos da RH IX, definição de áreas de sub - bacias, estruturação de banco de dados, levantamento de informações para subsidiar notas técnicas, entre outras. Ainda de acordo com diretor-presidente, a criação do site da Sala de Monitoramento aproxima a população dos trabalhos realizados pelo Comitê.

"Para os membros do Comitê, o site ajudará na tomada de decisões. Para a sociedade, será de grande utilidade para conhecer melhor a região dando ao Comitê uma grande visibilidade, plantando nas pessoas a definitiva noção da importância e o que representa o nosso trabalho. Tudo ao alcance de um acesso ao site. É o Comitê chegando ainda mais próximo dos 22 municípios em toda área da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana" , destaca João Gomes de Siqueira.

Outras informações:
Tel.: (22) 2725 9023
E-mail: monitoramentobpsi@agevap.org.br

Outras Notícias

Mais Notícias »