Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

VII ECOB 2019 é lançado oficialmente em Teresópolis


Foto:


Inscrições para o evento, minicursos e visitas técnicas podem ser feitas até o dia 24 de maio


Inscrições

Programação

Na última terça-feira, dia 16, foi realizado o lançamento oficial do VII ECOB, Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro. O anúncio ocorreu durante reunião ordinária do Comitê Piabanha no auditório da Universidade Estácio de Sá em Teresópolis/RJ, mesmo local onde será sediado o evento do dia 10 a 12 de junho. O ECOB reúne representantes de nove comitês de bacias, que abrangem os 92 municípios fluminenses e o tema escolhido para este ano foi “Rios Fluminenses: O que temos e o que queremos”.

De acordo com Vera Lúcia Teixeira, representante do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, órgão responsável pela organização do evento, a programação inclui mesas de debates, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, palestras e visitas técnicas. “É uma grande oportunidade para os membros de Comitês conhecerem melhor os projetos e entenderem melhor seu papel dentro do sistema de gestão das águas do Estado do Rio de Janeiro”, ressaltou Vera.

Durante o lançamento do evento, Vera Lúcia Teixeira esclareceu que cada edição do evento costuma pautar suas discussões em torno de um tema que esteja em alta na região e no Brasil. Este ano, os comitês tratarão sobre o enquadramento dos corpos de água em classes, uma meta de gestão que visa assegurar às águas qualidade compa­tível com os usos mais exigentes a que forem destinadas e diminuir os custos de combate à poluição. “O enquadramento é uma importante ferramenta na gestão dos recursos hídricos e por isso deve ser bem discutido para que todos conheçam bem seu funcionamento e enfrentem juntos os desafios de sua implementação”, destacou Vera Lúcia Teixeira.

A expectativa é de que o VII ECOB 2019 reúna um público em torno de 300 pessoas, que participarão de palestras e de visitas técnicas a áreas ambientais e a empresas de Teresópolis que investem em medidas sustentáveis, como o consumo responsável, o tratamento e a reutilização da água e o consumo consciente de energia. As inscrições para o evento, minicursos e visitas técnicas podem ser feitas até o dia 24 de maio no site http://forumfluminensecbh.eco.br/site/inscricao/.

Sobre o Fórum Fluminense

O Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas é uma instância colegiada formada pelos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro legalmente instituídos. São eles: o Comitê de Bacia Baía da Ilha Grande, o Comitê de Bacia Guandu, o Comitê de Bacia Médio Paraíba do Sul, o Comitê de Bacia Piabanha, o Comitê de Bacia Baía de Guanabara, o Comitê de Bacia Lagos São João, o Comitê de Bacia Rio Dois Rios, o Comitê de Bacia Macaé e das Ostras e o Comitê de Bacia Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.

Criado com a missão de articular a implementação e promover a integração e a gestão das águas nestes Comitês, o Fórum Fluminense visa o fortalecimento dos mesmos como entes do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos – SEGRHI. O Fórum também tem a responsabilidade da organização do Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas e se fortaleceu a ponto da sua coordenação participar da organização do Encontro Nacional de Comitês de Bacia.


Outras Notícias

Mais Notícias »